Passar para o Conteúdo Principal

Chaves Património

pesquisar
 

Igreja de São João Baptista

Monumentos Nacionais
Sssss 1 980 2500

A igreja de São João Baptista, teve o seu período de construção na Baixa Idade Média, provavelmente entre os séculos XIII-XIV.

É um pequeno templo de planta longitudinal, composto por nave única e capela-mor mais baixa e estreita que o corpo, a que se adossa sacristia do lado Norte, dotada de torre presumivelmente sineira. A fachada principal é de pano único, aberta por portal axial de arco de volta perfeita sobrepujado por óculo circular, existindo ainda três pontos de apoio de um desaparecido alpendre. A fachada meridional integra porta lateral a pleno centro e o telhado descarrega sobre linha de cachorrada composta por modilhões decorados, alguns de feitura recente. No interior destaca-se o arco triunfal, também de volta perfeita om moldura exterior decorada com motivo encordoado e impostas ornamentadas com elementos geométricos.

 

A fachada ocidental, culminada em empena triangular encimada com uma cruz, tem um portal bastante simples. Este portal apresenta um arco de volta perfeita formado por aduelas sem decoração e, por cima dele, há um óculo circular e três pontos de apoio que, muito provavelmente, sustentavam um antigo alpendre. Na fachada lateral sul abre-se um portal igual ao principal, mas mais estreito, e uma janela retangular que ilumina o interior. Por último, a coleção de cachorros figurados da fachada norte também é interessante, assim como a torre, isolada e com planta quadrangular, que confina o cemitério pelo lado Este. No interior o arco triunfal apresenta decoração nas aduelas com férulas, rosetas e cruzes. As impostas aparecem decoradas com folhas e representações antropomórficas, enquanto nas paredes laterais podem ser encontradas pinturas murais do séc. XVI. Próximo da entrada pode ser encontrada a pia batismal feita em granito.

In: http://www.romanicoatlantico.org/